Título do Seu blog aqui

quinta-feira, maio 06, 2010

Síndrome de Hellp

Bom dia meninas!
Desde que criei o blog comecei a prestar muito mais atenção em todas as informações sobre gravidez, bebês e tudo que está relacionado ao assunto. Hoje pela manhã quando saía p/ o trabalho e já estava desligando a tv ví a chamada do programa da Ana MAria Braga falando sobre um assunto que p/ mim é de istrema importância já que quando tive meu primeiro filho minha pressão foi nas alturas, e olha que eu só tinha 19 anos. Pode ser que a maioria, ou todas vcs já saibam de cor sobre o assunto, mas acredito que em algum momento possa vir a ser importante p/ alguém.

Síndrome de HELLP
Thursday, May 08 2008 - doenças e anomalias

"HELLP" significa os três principais elementos da síndrome:
(H) hemólise, (EL) enzimas hepáticas elevadas e (LP) baixa contagem de plaquetas.
A hemólise envolve a destruição dos glóbulos vermelhos.

O que é? (Informações gerais)
Uma condição médica rara, mas que traz risco de vida, e que ocorre em 0,2% a 0,6% das gestações. Embora a causa da HELLP ainda não seja completamente entendida, a síndrome pode levar a insuficiência cardíaca e pulmonar, hemorragia interna, acidente vascular cerebral e outras complicações graves na mãe. Ela também pode levar a placenta a se descolar prematuramente da parede uterina, o que pode resultar em morte fetal. Outras complicações sérias para o feto incluem crescimento uterino restrito e síndrome da angústia respiratória.

Aproximadamente 2% das mulheres com a síndrome de HELLP e 8% dos bebês morrem em decorrência da síndrome.

Embora qualquer gestante possa contrair a síndrome de HELLP, alguma correm maior risco, incluindo aquelas que:
• são brancas
• têm mais de 25 anos de idade
• já deram à luz anteriormente
• têm problemas na pressão sangüínea, como pressão alta, pré-eclâmpsia ou eclâmpsia
• já tiveram problemas de HELLP, pré-eclâmpsia ou eclâmpsia em gestações anteriores

A maioria das mulheres afetadas desenvolve HELLP no terceiro trimestre, embora a condição às vezes se desenvolva no segundo trimestre ou na semana seguinte ao parto.

Como vou saber se tenho esse problema? (Sintomas e diagnóstico)
Os sintomas incluem fadiga, mal-estar generalizado, dor na parte superior direita do abdome, náuseas, vômitos, dor de cabeça e retenção de líquidos acompanhada por ganho de peso. Algumas mulheres também têm convulsões.
Dado que a maioria desses sintomas é comum em gestações normais e se assemelha aos sintomas de outras doenças, como a gripe, a síndrome de HELLP é difícil de diagnosticar. Informe imediatamente seu médico sobre qualquer convulsão, dor abdominal ou sintomas semelhantes aos da gripe.

Se o médico suspeitar da síndrome, ele irá pedir um hemograma completo, a fim de detectar sinais de anemia hemolítica e verificar a contagem plaquetária. Ele também pedirá testes da função hepática para detectar enzimas específicas que indicam danos aos rins, e também pode solicitar estudos sobre a coagulação sangüínea.
Várias outras doenças envolvendo anormalidades na coagulação e nos vasos sangüíneos podem ser confundidas com a síndrome de HELLP, incluindo: lúpus eritematoso sistêmico; fígado gorduroso agudo da gestação; púrpura trombocitopênica trombótica e outras doenças vasculares do colágeno.

Como posso tratar? (Tratamentos)
O tratamento de primeira linha é realizar o parto o mais rápido possível. O médico pode induzir o trabalho de parto (com ou sem o uso de agentes de amadurecimento cervical) ou programar uma cesariana antecipada.
Se a paciente estiver com menos de 32 semanas de gestação e os sintomas não forem severos, o médico pode optar por uma abordagem conservadora: repouso absoluto, ingestão de líquidos e monitorização cuidadosa. Isso dá ao feto tempo para amadurecer.
O médico poder administrar medicamentos para controlar ou prevenir complicações como pressão sangüínea alta ou convulsões. Se a anemia ou os problemas de sangramento forem severos, o médico pode administrar uma transfusão de sangue. Ele também pode usar cortiscosteróides para ajudar os pulmões do bebê a se desenvolver mais rápido, preparando-o para o parto prematuro.

Como posso evitar? (Prevenção)
A síndrome de HELLP não pode ser prevenida, mas a detecção precoce aumenta as chances de sobrevivência da mãe e do bebê. Esse é o motivo pelo qual a gestante deve informar o médico imediatamente sobre qualquer convulsão, dor abdominal ou sintomas semelhantes aos da gripe.
Algumas pesquisas anteriores indicam que o uso de uma terapia de baixa dose de aspirina, ou de suplementação de cálcio em mulheres com nutrição inadequada reduziu a incidência de pré-eclâmpsia, e, conseqüentemente, a incidência de HELLP, mas tais terapias ainda não são consideradas padrão.

Perguntas mais freqüentes (FAQ)
P: Qual é a diferença entre síndrome de HELLP do Tipo I, Tipo II e Tipo III?
R: Essas classificações designam a severidade da doença. O Tipo I é o mais severo e traz mais riscos de complicações. A HELLP Tipo II é menos grave, e o Tipo III é o mais brando. Alguns médicos usam os termos "parcial" e "total" para classificar a HELLP. Com a síndrome de HELLP parcial, ocorrem apenas algumas condições; com a HELLP total, as três - (H) hemólise, (EL) enzimas hepáticas elevadas e (LP) baixa contagem de plaquetas - estão presentes.

P: Como a HELLP irá afetar meu bebê?
R: Seu bebê pode apresentar complicações relacionadas à prematuridade, como a síndrome da angústia respiratória. Ele pode ter que ficar em uma unidade de cuidados intensivos neonatais, onde poderá ser monitorizado atentamente à medida que continua a se desenvolver. A HELLP tem menos probabilidade de prejudicar o feto se você estiver perto de 37 semanas e os resultados laboratoriais estiverem próximos do normal. Se houver descolamento prematuro da placenta, o bebê está com falta de oxigênio e pode sofrer de asfixia.
Bjs
Thaíssa


Dados retirados do site http://bebe2000.com.br/bebe-0-a-1/doencas/hellp/

5 comentários:

  1. Oi Thaaa..eu tb assisti o programa..pois é ..nem todos sabem né..muito bom vc ter postado isso aqui..Vc foi mamãe com 19? e eu com 21 já me acho um bebê..kkk ás vezes me acho anciã demais..ás vezes jovem..eu e meus hormônios..rs Obrigado pelos parabéns pelo meu meninão hein!..Beijocas e boa semana ! ;)

    ResponderExcluir
  2. Oie, vc tem razão é muito válido se informar e estar a par de tudo,pois gravidez é uma mudança e tanta qdo tive minha primeira filha eu tinha 20anos e no fim acabei tendo pré-eclampsia e bolsa rota, agora que engravidei mais velha foi perfeito até o fim! bjus e bos sorte***

    ResponderExcluir
  3. Oi, com quanta coisa temos de nos preocupar, né!
    Mas, vamos lá, só Deus sabe o que nos espera..

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa adorei a matéria..mto boa mesmo...
    E como a senhorita esta??
    bjinhus ferteis e positivos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Fiquei grávida aos 32 anos e não tinha nenhum problema de pressão alta. A alteração começou por volta da 20ª semana. Quatro semanas depois tive que ser internada a pressão estava 20x10. No 9º dia de internação tive todos os sintomas mencionados neste blog estava com 25ª semanas, meu bebê havia perdido muito peso. Nasceu com 657g e 33cm. Tivemos uma batalha travada. Porém, passou. No dia 10/07/2010 fará 3(três) anos para a Gloria de Deus e estou pensando engravidar novamente. Desta vez com o dobro de cuidado.

    ResponderExcluir

Um presente para nós dois