Título do Seu blog aqui

quarta-feira, abril 27, 2011

Testes importantes.

Hoje pela manhã antes de sair para o trabalho estava vendo o programa Mais Você que falava sobre o Teste do Pezinho e achei super interessante postar não só sobre ele, mas sobre outros testes que conheço e que acho super importantes.

Teste do Pezinho: para todos os bebês!
O exame laboratorial, chamado também de triagem neonatal, detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. Falemos numa linguagem mais simples. Esse exame é popularmente conhecido como teste do pezinho, pois a coleta do sangue é feita a partir de um furinho no calcanhar do bebê.
As mamães geralmente ficam com o coração na mão quando tem que levar seus bebês para o exame, pois estes normalmente choram. Mas por que a picadinha no calcanhar? O que as mães devem saber é que o calcanhar é uma região rica em vasos sanguíneos e a coleta do sangue é feita rapidamente com um único furinho. O furo é quase indolor, mas a dor ainda é uma sensação nova para o bebê e por isso choram.
Esse exame é realizado em grande parte nas maternidades quando o bebê completa 48 horas de vida. Antes disso, o teste pode sofrer influência do metabolismo da mãe. O exame também é feito em laboratórios.
O ideal é que o teste seja feito até o sétimo dia de vida. Basta apenas uma picada no calcanhar do bebê para retirar algumas gotinhas de sangue que serão colhidas num papel filtro e levadas para serem analisadas.
Prevenindo doenças graves - Para quem não sabe, o teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o Brasil e a simples atitude de se realizar o exame faz com que doenças causadoras de seqüelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança sejam detectadas e tratadas mesmo antes do aparecimento dos sintomas.
O diagnóstico precoce oferece condições de um tratamento iniciado nas primeiras semanas de vida do bebê, evitando a deficiência mental. A deficiência, uma vez presente no corpo, já não pode ser curada.
Existem diferentes tipos de exames do pezinho. O Sistema Único de Saúde (SUS) instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal, onde cobre a identificação de até quatro doenças (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística). Mas nem todos os Estados brasileiros realizam os quatro testes.
O Programa Nacional de Triagem Neonatal prevê três fases do teste do pezinho, em que os Estados devem se adequar. A primeira fase detecta as doenças fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito. A segunda inclui a anemia falciforme, e a terceira fase a fibrose cística.
Versão nova do teste - Hoje já existe uma versão ampliada do teste do pezinho onde é possível identificar mais de 30 doenças antes que seus sintomas se manifestem. Mas é ainda um recurso sofisticado e bastante caro, não disponível na rede pública de saúde.
Mesmo assim, a versão ampliada do teste do pezinho é subdividida. Geralmente, quanto maior o número de doenças detectadas, mais caro é o exame. Existem ainda exames complementares que também podem ser realizados com o sangue do papel filtro do teste do pezinho.
O exame do pezinho é essencial para o desenvolvimento da saúde do seu bebê. Não esqueça que o exame convencional é obrigatório e gratuito. Exija sempre seus direitos e faça com que sejam cumpridos.
Dicas
Não esqueça de buscar o resultado. Qualquer alteração no resultado, leve para o pediatra examinar.
Não se preocupe se tiver que repetir o exame. O teste do pezinho exige repetição para esclarecer o primeiro resultado, quando suspeito de normalidade ou quando o teste é realizado antes de 48 horas de vida.
Um resultado normal, mesmo no teste ampliado, não afasta a possibilidade de outras doenças neurológicas genéticas ou adquiridas. O teste não diagnostica, por exemplo, a síndrome de Down.


Teste da Orelhinha: simples e essencial ao bebê
Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. O bebê já escuta desde bem pequeno, antes mesmo de ser erguido pelo doutor em sua apresentação ao mundo. Isso acontece a partir do quinto mês de gestação, onde o bebê ouve os sons do corpo da mamãe e sua voz.
É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem.
Bom, depois dessas informações fica mais fácil saber a importância do Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal, que é realizado já no segundo ou terceiro dia de vida do bebê. Ao contrário do nome parecido com o teste do pezinho, no Teste da Orelhinha não é preciso fazer um furinho na orelha do bebê (ainda bem).
Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.
O exame logo ao nascer é imprescindível para todos os bebês, principalmente àqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo. Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.
O grande problema é que a maioria dos diagnósticos de perda auditiva em crianças acontece muito tardiamente, com três ou quatro anos, quando o prejuízo no desenvolvimento emocional, cognitivo, social e de linguagem da criança está seriamente comprometido.
Fácil, rápido e sem dor - Recado para as mamães: o Teste da Orelhinha é realizado com o bebê dormindo, em sono natural, é indolor e não machuca, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos. Viu que fácil.
Há os chamados bebês de risco para a surdez. São os casos em que já existe um histórico de surdez na família, intervenção em UTI por mais de 48 horas, infecção congênita (rubéola, sífilis, toxoplasmose, citomegalovirus e herpes), anormalidades craniofaciais (má formação de pavilhão auricular, fissura lábio palatina), fez uso de medicamentos ototóxicos, entre outros. Se o Teste da Orelhinha já e importante para uma criança sem problemas, imagine para essas crianças.
Mas todos os bebês devem fazer o Teste. Em bebês normais, a surdez varia de 1 a 3 crianças em cada 1.000 nascimentos, já em bebês de UTI Neonatal, varia de 2 a 6 em cada 1.000 recém-nascidos. A avaliação Auditiva Neonatal limitada aos bebês de risco é capaz de identificar apenas 50% dos bebês com perda auditiva.
A deficiência auditiva é a doença mais freqüente encontrada no período neonatal quando comparada a outras patologias. Só como exemplo, o Teste do Pezinho aponta uma criança em cada 10 mil nascimentos, muito menos que o da Orelhinha.
Portanto, o Teste da Orelhinha é algo fundamental ao bebê, já que os problemas auditivos afetam a qualidade de vida da criança, interferindo no processo da fala, entre muitas outras coisas.
É como uma bola de neve: a criança cresce e tem dificuldade em ouvir ou se expressar e, com isso, sente mais dificuldade em se socializar. Isolada por não ter fácil acesso ao grupo de amiguinhos, ela pode apresentar depressão. E por aí vai.
Para que isso não aconteça, procure o pediatra, um médico otorrinolaringologista ou uma fonoaudióloga quando houver alguma suspeita de perda auditiva no seu filho.
O teste é obrigatório por lei?
Sim. Desde o dia 2 de agosto de 2010 o exame é obrigatório e gratuito.

Teste do olhinho: fundamental para todos os nenês
Existem hoje em dia vários tipos de exames que são realizados logo que o bebê nasce, antes mesmo da alta hospitalar. São triagens neonatais que podem prevenir doenças e até mesmo detectar alguma alteração o mais cedo possível para evitar seqüelas mais graves.
Já havíamos abordado em outros artigos do Guia do Bebê os testes do Pezinho e da Orelhinha, desta vez citaremos o teste do Olhinho, tão importante quanto os outros dois.
O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.
Ao contrário do teste do pezinho, que é super conhecido nacionalmente (até por ser obrigatório), os testes da orelhinha e olhinho são muito menos "famosos" entre os pais. A explicação para a pouca fama se deve ao fato de ambos os testes são realizados somente em alguns Estados e cidades do país.
Para alívio das mamães, o teste do olhinho é fácil, não dói, não precisa de colírio e é rápido (de dois a três minutos, apenas). Uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, tipo uma "lanterninha", onde é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo,
Já quando há alguma alteração, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada. A comparação dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes, como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo.
O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.
Prematuros - Bebês prematuros devem obrigatoriamente realizar esse teste visual, de modo que afaste o risco da retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil na América Latina.
"Como essas crianças prematuras ainda passam por um processo de formação, possuem vasos sangüíneos imaturos no globo ocular", explica Larissa Magosso, oftalmologista da Maternidade e Hospital da Criança, em São Paulo/SP.
O teste do olhinho pode ser realizado por um pediatra, mas se alguma alteração é identificada, o bebê deve ser encaminhado para o oftalmologista para a realização de exames mais específicos.
Não deixe para depois - Pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave seqüela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis se fossem detectadas precocemente, antes de se agravarem. Daí a importância do teste do olhinho.
O pior de tudo é que mais da metade dos casos só tem o problema descoberto quando estão cegas ou quase cegas para o resto da vida. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica prevê cerca de 710 novos casos de cegueira por ano.
Dicas
A mamãe e o papai podem observar as fotografias de seu filho. Se em vez do reflexo vermelho que fica nos olhos aparecer uma mancha branca, procure um oftalmologista.
Pergunte ao pediatra do seu bebê quais exames que foram realizados ao seu nascimento. Se o teste do olhinho não estiver entre eles, converse com o médico a possibilidade de realizá-lo.
A catarata não é um problema só de idoso, não. A catarata congênita é uma patologia presente ao nascimento e uma em cada cem crianças nascidas apresenta essa alteração.

FONTE:http://guiadobebe.uol.com.br/

segunda-feira, abril 25, 2011

Fotos do chá e do quarto quase pronto.

Uma das lembranças do chá, feitas pela minha sogra.

Mesa fofa que minhas primas Duda e Emilene arrumaram.




parte da decoração do quarto, o restante posto outro dia pq aqui no trabalho o pc está muito ruim.

segunda-feira, abril 18, 2011

Foi um sucesso!!!!!!!!

Então meninas, como vão? Estou passando aqui p/ contar p/ vcs do chá da princesa, ainda não vou postar fotos pq a câmera ficou com minha mãe, mas logo postarei.
Quero agradecer a uma amiga super querida que conheci na net a uns 3 ou 4 anos e que já faz parte da minha vida que é a Karlinha, ela esteve no chá com a sogra o que me deixou muito feliz. Amiga um super obrigada pela sua presença e da sua sogra viu.
Bom, vamos ao chá. Não compareceram todas as pessoas que convidamos, mas a grande maioria foi, fizemos a maior farra, os homens fizeram um clube do bolinha na sala e a mulherada ficou no terraço "tricotando" e brincando.
Sophia ganhou um montão de fraudas, vários sapatinhos lindos que a tia do marido fez, touca com luvinha da minha afilhada entre muitas outras coisas, resumindo, o chá foi um sucesso, a agalera adorou os salgados e a sopa de ervilha que minha sogra fez, e os docinhos, hummmmmmmmmmmm, até agora estou com água na boca, tinha brigadeiro de colher, olho de sogra de colher e mousse de limão, eram tantos docinhos que os pirulitos, jujubas e etc que tinham quase não foram tocados.
Eu e marido ficamos super felizes com a presença de todos.
Amanhã volto com fotos do chá e do berço lindo que já está pronto.
Bjs

terça-feira, abril 12, 2011

Quase terminando.

Então meninas, estamos quase terminando o quartinho da Sophia, ainda hoje comprei o kit de berço, nada como eu queria, mas tb agora na reta final não dá p/ fazer muitas exigencias, acabei comprando um rosa com branco mesmo, comprei tb a almofada de amamentação e uns lençois de carrinho e berço.
Sábado é o chá de fraudas da princesa, tomara que dê tudo certo.Vou tirar bastante foto p/ postar aqui.
Bjs e até breve.

terça-feira, abril 05, 2011

Escolha do carrinho.

Boa noite flores!
Acabo de chegar da feira de gestante e bebês e já vim com o carrinho da minha princesa.
Desde que ví esse carrinho na tv fiquei encantada com ele, mas sabia que não poderia comprar pq custava super caro. Daí que em fevereiro eu e marido fomos com um casal de amigos que tv estão esperando bebê na feira e quando mostrei o carrinho p/ o marido ele ficou apaixonado o amigo dele tb, ficamos meio que com medo de perguntar o preço pq sabíamos que ele custava super caro, mas o Rafael(amigo do marido) que é mega cara de pau foi lá e perguntou, quando ele repetiu o preço dado pelo vendedor eu e marido quase tivemos um treco e decidimos que nessa feira agora comnpraríamos, ele na feira custa metado do valor da loja, que felicidade né, o carrinho da monha princesa é a coisa mais linda, tô babando até agora, o papai e o irmão dela tb...kkkkkkkkkkk, olha a foto aí que não me deixa mentir.




Meninas, não reparem as parede por pintar, mas o marido está prometendo pintar a casa desde o final do ano passado e nada, só que no próximo fim de semana ele vai se lascar, pq se ele não pintar o bicho vai pegar...rsrsrsrs
Bjs

segunda-feira, abril 04, 2011

Algumas fotos p/ vcs.


Mamãe da Sophia com 7 meses cabelos mais curtos e alisados.





Móveis já montados no quarto da princesa, só falta o berço que chega em duas semanas.
As malas, na verdade só aparece a maior pq fiquei com preguiça de tirar as outras de dentro.
Parte do kit que minha sogra está fazendo, estou ficando apaixonada, estão lindos né?



Presentinhos comprados pela mamãe para a pequena princesa, eles são lindos e super quentinhos, ela vai usar bastante quando nascer.

Bom meninas, por hoje chega de fotos. Andei super sumida pq tive uma crise de vesícula terrível, nunca a dor foi tão forte, cheguei a chorar,mas agora estou bem melhor.
Essa semana ainda iremos comprar o carrinho da princesa, então ficarei aliviada, pq das coisas maiores só vai faltar comprar o kit de berço,o dossel e o tecido p/ a amiga da mamis fazer a cortina.
Dia 16/04 será o chá de fraudas da princesa e ainda nem pensei na decoração. As lembranças já estão prontas, minha sogra adiantou tudinho. Pensei em fazer uma mesa com doces caseiros tipo cocada mole, doce de abóbora, brigadeiro  e olho de sogra de colher, algodão doce cor de rosa, pirulitos e jujubas. De salgados farei um salpicão,salgadinhos e cachorro quente, acho que está ok né, vou servir tb uns sucos e refrigerantes. Farei aqui em casa mesmo pq estamos sem grana p/ alugar salão, tomara que tudo dê certo.
Bjs e até breve com fotos das roupas e do carrinho.